out 312019
 

Como surgiu o Cafezinho? (mais firme que palanque em banhado!)

Foi num dia de novembro de 1997 em que almoçávamos juntos, como tantos outros, sem a presença do Alexandre Fetter que naquele horário estava na locução e se lamentava de não poder almoçar com a gente. Na volta do restaurante fomos ao estúdio fazer uma visita coletiva a ele e começamos a jogar conversa fora, no ar. O papo foi engraçado ou melhor, bem humorado. Uma ouvinte mandou uma piada e a gente leu. Várias pessoas se manifestaram dizendo que tinham gostado e resolvemos repetir a dose no dia seguinte. Estava criado o Cafezinho, da forma mais descontraída e imprevisível.

Equipe do Programa Cafezinho na Rádio Pop Rock

Assim foi também a sequência do programa. Quatro pessoas (mais a risada do Carlos Couto que depois passaria a ser integrante efetivo do programa) em torno do microfone falando sobre assuntos diversos, geralmente sobre coisas que não entendíamos, mas sempre com muito bom humor. Pelo menos tínhamos o Arthur (gêeenio!) que sabia de tudo um pouco, com exceção de futebol, privatizações e mais uma série de coisas como se comprovou nos meses seguintes.

O programa já existia, era um sucesso. Mas teria continuidade? A fórmula não cansaria? Na medida em que não havia a tal fórmula, deixamos de nos preocupar e tocamos o barco. Vários convidados especiais, muitos ouvintes e visitantes participaram ao vivo do programa. A audiência do Cafezinho começou a subir e pra nossa surpresa atingiu o primeiro lugar na pesquisa do Ibope entre todas as rádios fms de Porto Alegre naquele horário, naquela época.

Só pra situar o prezado leitor o máximo em termos de audiência geral no Ibope que a 107 pop rock chegou nesses últimos 4 anos, foi o terceiro lugar. É preciso considerar que os primeiros lugares da pesquisa do Ibope são frequentados geralmente por rádios de programação popular (no caso de Porto Alegre: Cidade, Eldorado, Metropolitana, por ex.). Uma rádio com o perfil de programação da pop rock dificilmente chega ao primeiro lugar na audiência, mas o Cafezinho na pesquisa específica por horários chegou.

 Leave a Reply

(required)

(required)

Grato por sua visita!
%d blogueiros gostam disto: